sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Ebola, pode ter chegado ao Paraná e passado por Santa Catarina

Hey "Ciquers", bora tratar de um assunto sério? Uma notícia recente tem assolado a mente de muita gente, afinal, o negócio é sério e envolve riscos à saúde. Segundo os veículos de comunicação, um paciente vindo de Guiné, chegou ao Brasil no dia 19 de Setembro e ontem, relatou febre em uma UPA, situada em Cascavél/PR. Devido ao depoimento do paciente à equipe médica e aos sintomas apresentados, foi constatada a suspeita de Ebola. Por conta disso, a Unidade de Saúde foi isolada, as pessoas que estava lá dentro estão em observação e assim permanecerão, até que o período de incubação do vírus, que é de 21 dias, tenha terminado, para que assim, seja dado o diagnóstico oficial de contaminação ou não. O paciente Souleymane Bah, tem 47 anos, e já está passando por exames, para que possam ser dadas as afirmações, que até então não passam de suspeitas. Mais de 50 pessoas, estão isoladas na UPA em que Souleyname foi atendido, para garantia de não proliferação do vírus. 

A doença pode ser transmitida, por meio de contato com fluídos corporais, ou contato com sangue e tecidos epiteliais de doentes. É importante lembrar também, que o vírus é transmitido, somente, quando há a manifestação dos sintomas. O Ebola, já bateu a marca de 4 mil mortes em todo o mundo, considerado o maior surto epidemiológico da história. Uma matéria da Uol, cita o fato de que o paciente, tenha passado por Santa Catarina, antes de seguir ao Paraná. 

As seguintes precauções podem ajudam a prevenir a infecção e disseminação do vírus Ebola:

Evite áreas de surtos

Antes de viajar para a África, saiba mais sobre as epidemias atuais e converse com um médico sobre os possíveis riscos.

Lave as mãos com frequência

Tal como acontece com outras doenças infecciosas, uma das medidas preventivas mais importantes é lavar as mãos frequentemente. Use água e sabão ou usar álcool gel 60% quando sabão e água não estão disponíveis. Essas medidas devem ser tomadas principalmente para pessoas em áreas de risco.

Evite o contato com pessoas infectadas

Cuidadores e profissionais de saúde devem evitar o contato com fluidos e tecidos do corpo da pessoa infectada, incluindo sangue, sêmen, secreções vaginais e saliva. Pessoas com Ebola são mais contagiosas nos estágios mais avançados da doença. Para interagir com o paciente, o ideal é usar luvas, máscaras, aventais e protetores oculares.
Pessoas infectadas devem ser isoladas das outras. Agulhas utilizadas devem ser descartadas e os instrumentos esterilizados.

Não manusear corpos de pessoas infectadas

Os corpos das pessoas que morreram de Ebola ainda são contagiosos. Equipes organizadas e treinadas devem enterrar os corpos, usando equipamento de segurança apropriado.

No mais é prevenção, para que possamos garantir a saúde de todos "cambaciquers". Previnam-se e atentem-se aos lugares de risco de contágio. 

Fonte para leitura e conhecimento do caso:
http://g1.globo.com/pr/parana/index.html
http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2014/10/upa-que-teve-paciente-com-suspeita-de-ebola-esta-isolada-em-cascavel.html
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/10/1530277-paciente-com-suspeita-de-ebola-e-transferido-ao-rio-de-janeiro.shtml
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/ebola

Nenhum comentário:

Postar um comentário