Um dos aplicativos mais utilizados atualmente para troca de mensagens instantâneas, sem dúvidas, é o Whatsapp. A aplicação multi-plataformas para smartphones, possibilita a troca de imagens, áudios e textos. Atualmente, já abrange a maioria das plataformas utilizadas para o funcionamento de celulares. Entre elas Android, IOS e Windows Phone. A empresa, já existe desde 2009 e, desde de lá, não para de crescer. Em 2014, o Facebook, uma das maiores redes de relacionamentos do mundo, arrematou a empresa Whatsapp, por alguns bilhões de dólares em espécie e também em ações da rede social. Se tratando de prós e contras, o aplicativo surpreende não só pela capacidade de interligar as pessoas, mas também, negativamente, com a capacidade de afastá-las dos relacionamentos físicos, mantendo as pessoas em uma espécie de relacionamento virtual, ainda que com pessoas próximas.
Quem nunca entrou dentro dos transportes públicos e se deparou com a maioria dos jovens utilizando o whatsapp para se comunicar? Essa atitude, é quase comum entre a nova geração. Há também, quem considere a atual geração tecnológica, uma geração "zumbi". Dentro das empresas, o aplicativo tem sido pouco mais de um comunicador, tem-se tornado um meio de comunicação desagradável, onde a difamação acaba se tornando uma atitude comum.
Um artigo escrito por Luiz Marins, sobre o uso e abuso do Whatsapp nas empresas, faz-nos refletir a respeito da utilização consciente do aplicativo. Ele conta que o problema se dá, quando há a criação de grupos para troca de informações negativas ou caluniosas de colegas de trabalhos ou chefias. Ele comenta em seu artigo, que muitas vezes o que é conversado através do sistema de mensagens instantâneas, chega de forma impessoal ao destinatário e, as vezes, àquele que lê, parece-lhe um insulto ou algo similar, podendo causar interpretações equivocadas, claro, se partirmos da ideologia de que o sentido sempre pode ser outro. Nem sempre o que você diz ou escreve, será interpretado da forma que gostaria que fosse. Luiz conta ainda, que embora a utilização do Whatsapp para essa exposição seja mais comum, deve-se haver também, o cuidado na utilização de outras redes, como Facebook e E-mails. Por fim, o que devemos ter em mente, é que as novas tecnologias são sim facilitadores e, sim, podem tornar-se grandes vilões, se utilizados de forma errada, podendo causar constrangimentos ou até processos àquele que fala algo que não deveria.
O negócio é ter cautela na utilização de qualquer ferramenta e, tentar ao máximo, resolver problemas diretamente com os responsáveis. O bom senso, deve pesar sempre mais do que a vontade de falar mal.
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