quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Hepatite A - SUS passa a oferecer vacina

Este mês, em todo o país, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibilizará gratuitamente, a vacina contra a Hepatite A. Doença, que é uma inflamação no fígado, é causada por um vírus e geralmente é benigna, passando a curar-se espontâneamente em mais de 90% dos casos. 

Embora a cura seja quase que certa, no Brasil, houve um registro altíssimo, cerca de 138 mil casos entre 2000 e 2011. Mais de um milhão de novos casos, são registrados anualmente em todo o mundo, segundo a OMS. 

A contaminação da doença, se dá pelo contato com alimentos ou água, contaminados com a matéria fecal. A pessoa que estiver portando a doença, acaba eliminando o causador nas fezes. 

Há alguns fatores, considerados de risco, onde a contaminação pode ter uma probabilidade maior para ocorrer. São eles: 

  • Viajar para regiões com altos índices de contaminação por hepatite A
  • Ingerir água não filtrada
  • Comer frutos do mar crus ou mal cozidos
  • Ser HIV positivo com sistema imunológico comprometido.
Morar em lugares com altos índices de hepatite A também pode favorecer a doença. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região nordeste do Brasil concentra o maior número de casos de hepatite A, seguida pela região norte.


Sintomas:
Os sinais e sintomas da hepatite A geralmente aparecem 2 a 4 semanas após a infecção pelo vírus, que é o período de incubação do vírus. Entre os principais sintomas, estão:
  • Fadiga
  • Náusea e vômitos
  • Dor ou desconforto abdominal, especialmente na área próxima ao fígado
  • Perda de apetite
  • Febre baixa
  • Urina escura
  • Dor muscular
  • Amarelamento da pele e olhos (icterícia).
Geralmente a doença dura menos de dois meses, mas pode perdurar até seis meses eventualmente. Raramente pode apresentar uma forma grave, chamada fulminante, que pode levar a óbito rapidamente.
Nem todas as pessoas com hepatite A desenvolvem sintomas, ou seja, existem casos de infecção assintomática e outras podem ser subclínicas, onde existem poucos sintomas e pode passar despercebida.

Tratamento:
Não existe tratamento específico disponível para a hepatite A. O próprio corpo se encarregará de livrar-se do vírus da hepatite A. Na maioria dos casos, o fígado cura completamente em um ou dois meses sem danos permanentes.
Há, no entanto, formas de se acelerar a recuperação. O tratamento, neste caso, baseia-se no manejo dos sintomas causados pela doença.

Descanse

Esteja ciente de que a fadiga é um sintoma comum em pessoas infectadas com hepatite A. Por essa razão, saiba que é normal sentir-se cansado ou sem energia até mesmo para cumprir tarefas diárias. Esses sintomas podem perdurar por meses, por isso o descanso é recomendado, porém não é necessário o repouso absoluto na cama.

Faça pequenos lanches ao longo do dia

Encontre maneiras de lidar com as náuseas provocadas pela doença. Este sintoma pode ser frequente e tornar a sua alimentação difícil, mas identificar maneiras de tornar as refeições mais atraentes pode ser um bom começo para evitar que elas apareçam o tempo todo. Fazer lanches pequenos ao longo do dia em vez de três grandes refeições diárias pode ajudar também.

Dê um tempo para o fígado

O fígado é o órgão mais prejudicado pela hepatite A. Por isso, evite medicamentos que possam prejudicar o seu funcionamento, bem como a ingestão de álcool.

Medicamentos

Pode ser necessário o uso de medicamentos para controlar alguns sintomas, como febre, náuseas, dores musculares.
Não deve ser ingerido nenhum medicamento sem consultar um médico.
fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hepatite-a

Nenhum comentário:

Postar um comentário