quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Túnel do Tempo #9


Começou? CO-ME-ÇOU! 
Ahh "Ciquers", starteou-se esta quinta-feira frenética. Uma carinha de que vai chover, e um 6 de Novembro com felicidade alheia! Hoje é dia de Túnel do Tempo, dia de stalkear o passado e saber o que aconteceu nessas datas, em anos que você nem sabia que viria ao mundo e nem sonhava que seria o espermatozoide vencedor na corrida pela vida! 


Pois é, "ciquers", agora é hora de vasculharmos o baú do passado. Bora? BO-RA!

A República Piratini
Em 06 de novembro de 1836, Líderes dos farrapos no Rio Grande do Sul proclamam a República Piratini. Oficiais revolucionários reunidos na Câmara de Piratini elegem Bento Gonçalves presidente da República. Os oficiais de três brigadas elegem João Manoel de Lima e Silva general e comandante das armas.

1429 - Henrique VI é coroado rei da Inglaterra, sete anos após ascender ao trono na idade de 8 meses.
1656 - O rei D. João IV morre em Lisboa.
1836 - Líderes dos farrapos, no sul do Brasil, proclamam na vila de Piratini a República Rio-Grandense (ou República Piratini).
1860 - Abraham Lincoln é eleito presidente dos Estados Unidos.
1875 - A Escola de Minas é solenemente instalada em Ouro Preto, então capital da Província de Minas Gerais, na Casa da Rua das Mercês, hoje Padre Rolim, 167, onde atualmente funciona o Educandário Santo Antônio.
1903 - Os Estados Unidos reconhecem a República do Panamá e obtêm direitos sobre o uso de seu canal.
1911 - Após liderar uma rebelião contra o ditador Porfírio Diaz, Francisco Madero é eleito presidente do México. A vitória do liberal deu início à Revolução Mexicana, primeira revolta popular do século XX.
1913 - Mahatma Gandhi, líder nacional e espiritual indiano, é preso por liderar a marcha dos mineiros indianos no sul da África.
1916 - O compositor Ernesto Joaquim Maria dos Santos, Donga, registra o primeiro samba a ser gravado no Brasil que é chamado Pelo Telefone.
1918 - É proclamada a República da Polônia e um governo independente é instaurado no país.
1921 ¿ O Teatro Ginásio de Lisboa é destruído por um incêndio.
1932 - Nas eleições da Alemanha, o partido nazista se consolida como o maior partido do país, obtendo 196 cadeiras no parlamento alemão.
1943 - Durante a Segunda Guerra Mundial, após dois anos de ocupação alemã, os russos recapturam a cidade de Kiev.
1945 - Na França livre, o General Charles De Gaulle, chefe do governo provisório, convoca eleição de uma Constituinte.
1947 - No Chile, um terremoto nos Andes mata 233 pessoas.
1962 - A Assembléia geral da Organização das Nações Unidas adotou uma resolução que condena a África do Sul pelo apartheid e recomendando as sanções econômicas ao país.
1964 - O Congresso Nacional Brasileiro aprova um projeto de reforma agrária.
1974 - A Argentina decreta estado de sítio.
1984 - Ronald Reagan é reeleito presidente dos Estados Unidos.
1986 - O Conselho Federal de Educação (CFE) aprova resolução que muda currículos escolares. A disciplina Comunicação e Expressão passa a se chamar Português, e Matemática deixoa de fazer parte da área de Ciências.
1987 - Fim da moratória: Brasil paga US$ 500 milhões ao FMI.
1988 - Seis mil computadores do Departamento de Defesa norte-americano param devido a um vírus: o culpado é o filho de 23 anos do chefe da agência de segurança de computadores do país.
1994 - O boxeador George Foreman, de 45 anos, derrota Michael Moore, 26, em Las Vegas, nos Estados Unidos, e recupera o título dos pesos pesados.
1995 - Israel enterra Yitzhak Rabin, seu líder assassinado por um nacionalista que se opunha às suas tratativas de paz com os árabes.
1997 - Um tribunal suíço ordena a captura de sete israelenses acusados de tramar o seqüestro de Athina Roussel, de 12 anos, a menina mais rica do mundo, neta do magnata grego Aristóteles Onassis.
1998 - Bibi Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, suspende a ratificação do acordo para a desocupação da Cisjordânia depois de um atentado atentado cometido pelo grupo Jihad Islâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário