quinta-feira, 27 de junho de 2013

A máscara símbolo dos protestos no Brasil e no mundo




A marca registrada do manifestante globalizado não podia ser mais tradicional: caras brancas com sobrancelhas, bigode e cavanhaque preto bem delineados.

Embora popularizada pelo protagonista do filme “V de vingança”, de 2005, a máscara que identifica descontentes por todo o mundo tem sua origem num personagem do início do século XVII pouco conhecido fora dos países de língua inglesa: Guy Fawkes, um dos integrantes da Conspiração da Pólvora de 1605.


Antes de tomar as ruas das cidades do planeta nas manifestações dos dias atuais, Fawkes fazia aparições nos livros de História da Inglaterra como o homem que tramou explodir o Parlamento em Londres, com o rei Jaime I, ministros, parlamentares e toda a família real dentro, na abertura da sessão legislativa na Câmara dos Lordes em 5 de novembro de 1605.

Porém a conspiração foi desarmada e após o seu interrogatório e tortura, Guy Fawkes foi condenado a execução na forca por traição e tentativa de assassinato. Outros participantes da conspiração acabaram tendo o mesmo destino.

Com o passar do tempo, a conotação negativa ligada ao personagem foi se perdendo, a ponto de seu nome — antes sinônimo de vilania — ser incorporado ao vocabulário cotidiano dos americanos da forma mais casual possível: guy, no inglês dos Estados Unidos, virou algo como o nosso “cara”.

Fonte: www.vocesabia.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário