quinta-feira, 18 de abril de 2013

2013: ano dedicado à cooperação pela água!


2013 foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o ano dedicado à cooperação pela água, e dia 22 de Março foi o Dia Mundial da Água!

 
 
Por isso, governos, empresas e sociedade devem se empenhar em desenvolver projetos que prezem a redução do desperdício, o manejo racional da água e a ampliação da prática do reuso. Segundo a ONU, por ano, 3,5 milhões de pessoas morrem por problemas relacionados ao fornecimento inadequado da água, como à falta de saneamento e de condições de higiene. Muitas doenças poderiam ser evitadas se os governos investissem mais em acesso à água, medidas de higiene e saneamento.

Crescemos ouvindo que o país tem água em abundância, mas muitas vezes sem o alerta de que esse recurso natural é um bem finito e em muitos lugares até mesmo escasso. As grandes cidades são as que mais sofrem com a baixa disponibilidade hídrica.

Diante desse contexto de escassez, a solução é economizar, reciclar e investir no uso consciente da água. Uma prática que vem se tornado cada vez mais comum no Brasil é o reuso da água, que nada mais é que um efluente tratado, resultante de todo um processo de purificação e tratamento. Essa água atende aos parâmetros de qualidade exigidos na legislação brasileira e pode ser usada para fins que não sejam o consumo humano, mas tem qualidade suficiente para ser usada na irrigação agrícola e de jardins, na indústria e na lavagem de ruas, praças, calçadas e automóveis, dentre outros. Essa prática é extremamente importante para áreas de escassez hídrica.

Ao adotar a água de reuso, principalmente em empresas e industrias, há uma economia, pois, você deixa de jogar o efluente tratado nos cursos d'água; promove economia da água tratada que é reaproveitável, diminui a captação de água e aumenta a disponibilidade para a população.

Ainda é longo o caminho para que as sociedades ajam em favor da preservação dos recursos hídricos nos níveis ideais ao atendimento das necessidades humanas futuras. Sabemos que é um processo em que o primeiro passo para a melhoria das questões referentes à água é a conscientização! Sejam crianças, jovens ou adultos, é fundamental que as pessoas, em qualquer posição, se deem conta de seu papel nestas questões. É a partir deste reconhecimento que será possível a realização de ações conjuntas em diversos aspectos!

Como sabemos não é fácil, a universalização destes serviços é um grande desafio no Brasil, mas também é urgente. É preciso que se realizem esforços no sentido de abastecer as pessoas de serviços básicos. Em conjunto, as indústrias e empresas, devem intensificar o desenvolvimento de tecnologias e produtos que favoreçam a proteção dos recursos hídricos e a reutilização de água oriunda de tratamento de efluentes em fins não potáveis, uma prática ainda em ascensão a ser conquistada tanto por concessionárias quanto indústrias.

Ações em favor da preservação dos recursos hídricos são fundamentais para um país como o Brasil, que detém cerca de 12% de toda a água doce do mundo. Ainda assim, o manejo inadequado da água pode comprometer o abastecimento nas gerações futuras. Isto inclui o elevado desperdício de água verificado nos encanamentos, nas irrigações e no abastecimento falho. Neste contexto, este ano, se bem aproveitado, poderá ser muito útil para o levantamento de possibilidades e para a adoção de medidas efetivas para a ampliação dos serviços de saneamento básico e para a utilização racional de um bem finito, indispensável à vida humana.

Cooperação pela água! Pratique essa ideia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário