segunda-feira, 14 de junho de 2010

Viagem ao Piauí - Na íntegra!

A viagem deste mês é um pouco mais longa. Vamos até o Nordeste de nosso país, mas especificamente entre os estados de Maranhão e Ceará. E quem nos leva é Fernando da Cunha (Qualimais – Assistência Técnica) e sua esposa Maria. Preparado(a)?

O Piauí é estado de um povo hospitaleiro, sem muitas formalidades e que gosta de uma boa conversa. Um de seus municípios que apresenta um grande valor histórico e muitas belezas naturais é o Parnaíba. Apesar da falta de valorização, o município vem despontando como pólo turístico principalmente como base de apoio para quem quer conhecer o litoral do Piauí, Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Fernando inDICA:

BOM – “o melhor período para viajar é na baixa temporada, entre os meses de junho a setembro, onde a temperatura é mais agradável, e também pode-se observar as lagoas que se formam no período das chuvas.”

BONITO – “as atrações imperdíveis do local são: Delta do Paraíba - situado entre os estados brasileiros do Piauí e do Maranhão, é o único das Américas e um dos únicos do mundo em mar aberto. Formado pelo Rio Parnaíba, o delta abre-se em cinco braços, envolvendo mais de 70 ilhas fluviais. Sua paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais, garante o cenário paradisíaco dessa região.
Lagoa do Portinho - o contraste das dunas; que se movimentam com a ação dos ventos; e as águas escuras da lagoa, destaca um dos mais belos cenários da natureza turísticas Piauiense. Ideal para a prática de esportes náuticos, como o Jet Ski e o Windsurf, a Lagoa do Portinho possui em suas margens barzinhos aconchegantes e uma Colônia de Férias com opções de hospedagem, alimentação, entretenimento e passeios de barco.
Município de Luís Correia - É o município litorâneo mais visitado do Piauí. Suas belas praias estendem-se por 28km, sendo algumas delas muito bem urbanizadas. Praias com boa infra-estrutura turística, com restaurantes, bares, hotéis e pousadas. Conheça um pouco mais sobre as praias: Praia do Macapá -Vila de pescadores às margens da baía do rio Camurupim. Suas águas são cristalinas e tranqüilas, com dunas e manguezais à sua volta.
Praia do Maramar - Possui bares e quiosques que oferecem pescados e frutos do mar. Suas ondas são fortes e suas águas esverdeadas. Praia de Carnaubinha - Suas águas são calmas, é semi deserta e cercada de carnaúbas (árvore-símbolo do Piauí). Na maré baixa, entre os recifes lindas piscinas naturais são descobertas.
Praia do Arrombado - Esta praia é de tombo, com areias claras e ondas. Semideserta. Praia de Itaqui - Com acesso pela Praia do Coqueiro, suas areia são espessas e avermelhadas, suas ondas são fracas e há dunas sobre as quais há o Farol de Itaqui.
Praia do Coqueiro - praia movimentada, suas águas são mornas e calmas, e suas areias, claras. Possui casas de veraneio, pousadas, bares e restaurantes. Praia de Atalaia (Amarração) - com vários restaurantes, bares e hotéis, esta praia é muito movimentada, principalmente no verão, em julho e no carnaval. Suas areias são batidas, suas águas possuem temperaturas agradáveis, de ondas fracas, boa para banho.
Porto das Barcas - Situado às Margens do Rio Igaraçu, antigamente era a base da economia da cidade, e hoje se respira cultura e preservação, dispondo de excelente área de lazer.
Sete Cidades - o parque nacional é um monumento natural magnífico constituído de afloramentos rochosos, que imita formas que lembram pessoas, animais, entre outros; e recebeu esta denominação por apresentar sete diferentes grupamentos de rochas, separados entre si , cada um deles considerado uma "cidade".
Primeira cidade – piscina dos milagres, segunda cidade – arco do triunfo, terceira cidade – cabeça de dom pedro I, quarta cidade – gruta do catirina, quinta cidade – pedra do camelo, sexta cidade pedra da tartaruga e sétima cidade reserva ecológica. É de uma beleza exuberante; além de maravilhosos banhos (riachos, piscinas naturais) e uma linda cachoeira, pode-se encontrar também uma grande variedade de animais silvestres e inscrições rupestres de origem desconhecida. (Guia de Praias do Brasil)

BARATO – “A gastronomia rica em frutos do mar, com variedade de peixes e enormes camarões são o destaque da região. Bem acessível a todos você pode experimentar sabores diferentes como os pratos típicos: Caranguejo com Vinagre, Vatapá, Tapioca e Baião de Dois. E para beber muita água de côco.” Curiosidades do local – O Coqueiro Carnaúba, é uma das grandes riquezas do Piauí. Antigamente, era matéria prima para a confecção de vassouras e telhados das casas dos índios. Entretanto, a cera encontrada em suas folhas, tem grande importância e destaque na econômica local, pois é empregada em várias indústrias. Sua madeira é aproveitada em pequenas construções e os frutos constituem uma parte considerável da alimentação do povo. (Brasilcult)

Nenhum comentário:

Postar um comentário